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Sou graduada em nutrição pela UNISINOS e pós-graduada em nutrição esportiva pela UGF/RJ. Formada em Florais de Bach, pelo Instituto Dr. Edward Bach. Cursos de extensão em Nutrição Funcional pelo Centro Brasileiro de Nutrição Funcional. Ganhadora de cinco prêmios de qualidade empresarial e profissional Agência Focus, na categoria nutricionista. Nutricionista com mais de 13 anos de experiência clínica em atendimentos voltados para o emagrecimento e qualidade de vida. Coach formada em Life Coach, Coaching Executivo Humanizado, Seis Necessidades Básicas Humanas & Empresariais Aplicadas, Coaching Educacional, Oratória Avançada - método Vanessa Tobias Coaching - Florianópolis/SC. Criadora do método de Coaching Nutricional – Leve Mente.

domingo, 30 de agosto de 2009


RANKING NUTRICIONAL - O reinado dos vegetais


Legumes e frutas são líderes em ranking nutricional de alimentos que serve de guia para uma dieta saudável
O avanço nas pesquisas sobre a composição bioquímica dos alimentos confirmou o poder de muitos vegetais na prevenção de doenças. Agora, um grupo de cientistas americanos decidiu ajudar os consumidores a escolher quais deles são os mais nutritivos e não podem faltar no prato.

Pesquisadores da Universidade de Yale, nos EUA, em parceria com instituições vinculadas à saúde e à nutrição, desenvolveram o NuVal – o Índice Geral de Qualidade Nutricional. Na prática, é um sistema de pontuação feito a partir de uma regra matemática que considera a quantidade de minerais, fibras, vitaminas e antioxidantes presentes nos alimentos e os divide pelas substâncias que podem causar algum dano à saúde, como sódio, açúcar e gordura saturada.Na nova lista, que deve se tornar um guia dos adeptos da alimentação saudável, alguns vegetais exibem a incrível nota 100. Entre as frutas, a laranja, o kiwi e o morango são as grandes estrelas, com pontuação máxima. Carnes ficam no fim da fila – o filé de salmão ganha 87 pontos e o peito de peru sem pele, 48.

A pontuação dos vegetais:
Neste grupo, os pontos variam de acordo com a concentração de vitaminas, minerais, antioxidantes e fibras. Os que estão melhores pontuados têm uma alta concentração de nutrientes e baixas calorias.
Damasco 100
Aspargos 100
Feijão 100
Brócolis 100
Repolho 100
Couve-flor 100
Kiwi 100
Alface 100
Quiabo 100
Laranja 100
Espinafre 100
Morango 100
Nabo 100
Cenoura 99
Abacaxi 99
Ameixa 99
Manga 93
Batata 93
Cebola 93
Tangerina 93
Banana 91
Milho 91
Uva 91
Melão 91
Maracujá 78
Coco 24
Fonte: Fonte: Nuval Score System (http://www.nuval.com/)

Matéria publicada no caderno Vida - Zero Hora - 07/03/2009.

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