Quem sou eu

Minha foto
Sou graduada em nutrição pela UNISINOS e pós-graduada em nutrição esportiva pela UGF/RJ. Formada em Florais de Bach, pelo Instituto Dr. Edward Bach. Cursos de extensão em Nutrição Funcional pelo Centro Brasileiro de Nutrição Funcional. Ganhadora de cinco prêmios de qualidade empresarial e profissional Agência Focus, na categoria nutricionista. Nutricionista com mais de 13 anos de experiência clínica em atendimentos voltados para o emagrecimento e qualidade de vida. Coach formada em Life Coach, Coaching Executivo Humanizado, Seis Necessidades Básicas Humanas & Empresariais Aplicadas, Coaching Educacional, Oratória Avançada - método Vanessa Tobias Coaching - Florianópolis/SC. Criadora do método de Coaching Nutricional – Leve Mente.

sexta-feira, 21 de maio de 2010

PLÁSTICO

Dioxinas, bisfenol-A(BPA) e ftalatos são compostos encontrados nos plásticos e que estão relacionados com uma série de doenças, e especial disturbios neurologicos (alzheimer, parkinson, esquizofrenia), diabetes, câncer, alterações na tireóide e na hipófise.

Estes compostos agem como disruptores endócrinos, ou seja, alteram o metabolismo de glândulas, hormônios, receptores, transportadores, entre outros.
O problema é que eles podem passar para os alimentos, quanto maior for o tempo de contato, em especial, se for utilizado calor e se no alimento ou na preparação tiver gordura.
Quanto mais mole for o plástico, mais haverá contaminação.
Portanto, tome alguns cuidados, tipo:
não coloque alimento quente em vasilhas plásticas (estilo tapeware)
não congele alimentos em vasilha plástica por longos periodos
não coloque mamadeira de criança ou tapeware em microondas
não coloque filme plástico em contato direto com o alimento
não compre azeite em vasilha de plástico
não tome isotonicos nem refrigerantes em vasilha de plástico e assim por diante.

Há trabalhos que mostram que individuos contaminados com bisfenol A apresentam aumento de fosfatase alcalina e GGT

Artigo do colega Nutricionista - Henrique F Soares

Nenhum comentário:

Postar um comentário