terça-feira, 7 de setembro de 2010

Que tal um bolinho?

Bolo de gengibre com mel

Ingredientes: 3 ovos orgânicos; 1 xícara (chá) de farinha de trigo integral; ½ xícara (chá) de mel orgânico; ½ xícara (chá) de aveia em flocos finos; ¼ de xícara (chá) de açúcar mascavo; ¼ de xícara (chá) de óleo de coco; 1 colher (sopa) de gengibre ralado; 1 colher (sopa) de fermento em pó.

Modo de Preparo: Bater as claras em neve e reservar. Bater as gemas, o mel, o óleo de coco e o açúcar na batedeira até obter um creme homogêneo. Adicionar a farinha e bater. Acrescentar o fermento, a aveia e o gengibre, bater levemente. Misturar delicadamente as claras em neve. Despejar a massa em uma forma untada e enfarinhada. Levar ao forno médio, pré-aquecido, por aproximadamente 40 minutos.

Rendimento: 16 pedaços

Valor Calórico por porção: 103,75 Kcal

Benefícios para a saúde: O gengibre atua no fortalecimento do sistema imunológico. O mel contém substâncias que agem como antibióticos naturais. É eficaz contra os sintomas de gripes e resfriados.


BOLO DE MAÇA COM CANELA
2 ovos
1 ½ xícara (chá) de farinha de arroz
½ xícara (chá) de amido de milho
2 colheres (sopa) de manteiga à temperatura ambiente Ou passada por 30 segundos em microondas Ou em banho-maria
1 pitada de sal
1 ½ xícara (chá) de açúcar orgânico Ou mascavo
1 colher (sopa) não cheia de fermento em pó
1 colher (café) de canela em pó
2 maçãs sem casca e sem sementes, picadas em cubinhos (pingue algumas gotas de limão para que elas não fiquem tão escuras)

Modo de preparo:

Na batedeira, junte os ovos por cerca de 5 minutos. Adicione a manteiga e o açúcar e continue batendo.
Acrescente então, aos poucos, as farinhas, o fermento, o sal e a canela em pó. Despeje a massa em uma assadeira retangular e enfarinhada com amido de milho, e espalhe as maçãs picadas.
Polvilhe com uma mistura de canela com açúcar e leve ao forno PRÉ-AQUECIDO até passar pelo “teste do palito”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário