Quem sou eu

Minha foto
Sou graduada em nutrição pela UNISINOS e pós-graduada em nutrição esportiva pela UGF/RJ. Formada em Florais de Bach, pelo Instituto Dr. Edward Bach. Cursos de extensão em Nutrição Funcional pelo Centro Brasileiro de Nutrição Funcional. Ganhadora de cinco prêmios de qualidade empresarial e profissional Agência Focus, na categoria nutricionista. Nutricionista com mais de 13 anos de experiência clínica em atendimentos voltados para o emagrecimento e qualidade de vida. Coach formada em Life Coach, Coaching Executivo Humanizado, Seis Necessidades Básicas Humanas & Empresariais Aplicadas, Coaching Educacional, Oratória Avançada - método Vanessa Tobias Coaching - Florianópolis/SC. Criadora do método de Coaching Nutricional – Leve Mente.

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

CANELA - BENEFÍCIOS

Um dos seus principais efeitos é a sua ação antimicrobiana, promovida pelo óleo essencial, mostrando-se efetivo contra Escherichia coli por exemplo, que é responsável por causar doenças como a colite hemorrágica, síndrome hemolítica urêmica e púrpura trombocitopênica trombótica. O óleo essencial da canela também inibe o crescimento de outras bactérias, como Aspergillus parasitucus, Clostridium perfringens e Bacteroides fragilis, reduzindo a produção de toxinas para o organismo. Para mostrar como é especial, ainda este óleo também torna alguns medicamentos mais efetivos no combate de bactérias. Inclusive, atualmente a canela começa a ser pensada como uma possibilidade de conservação de alimentos, já que inibe o crescimento de diversas bactérias.
Outro benefício da canela é o auxílio do controle da glicemia em diabéticos ou em indivíduos com resistência à insulina, que possuem maior risco de se tornarem diabéticos, ou mesmo no controle da glicemia de indivíduos saudáveis. Uma idéia seria adicionar a canela em pratos com alto teor de carboidratos, como, por exemplo, arroz e doces, pois a canela diminui o tempo de esvaziamento gástrico, bem como da glicemia após ingestão de uma refeição.
Alguns estudos indicam também diminuição do colesterol e de triglicérides com o uso da canela, mas não é conclusivo.
Combinando todos estes benefícios e o sabor e aroma que a canela pode trazer em nossa alimentação, esta especiaria pode e deve ser introduzida no dia-a-dia para auxiliar o bom desenvolvimento e funcionamento de nosso organismo!

2 comentários:

  1. A canela tem alguma interferência no funcionamento do coração? Ela pode desencadear arritmia cardíaca?

    ResponderExcluir
  2. Desculpe a demora Haroldo
    Não acredito que a canela usada como temperos em mínimas quatidades possa causar arritmia. Já o cha de Canela não aconselho
    abraços

    ResponderExcluir