terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Um dia sem carne

Um dia por semana sem comer carne pode ajudar a combater o aquecimento global. É o que afirmam os engajados na campanha Meatless Monday (“Segunda sem Carne”), movimento que surgiu nos Estados Unidos em 2003, com o objetivo de incentivar as pessoas a consumir menos carne.

Segundo um estudo da Orga­nização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), as emissões de gases de efeito-estufa – como o dióxido de carbono, o metano e o óxido de nitrato –associadas à cadeia de produção da carne representam um quinto das emissões totais mundiais. Cerca de 18% das emissões provêm do desmatamento para a criação de pastagens, do transporte da carne, do processamento industrial do alimento e do sistema digestivo dos bovinos. “Calcula-se que o gado emita 80 milhões de toneladas de gás metano (por gases e fezes) por ano. Este gás, por sua vez, tem potencial térmico 21 vezes maior do que o gás carbônico”, explica o professor do Mes­trado de Gestão Ambiental da Uni­versidade Positivo Maurício Dziedzic

Ganhos
Cortar a carne do prato na garante ganhos só para o meio ambiente. Ajuda também a saúde e no combate à fome mundial. Veja:

Meio ambiente

- Florestas inteiras são devastadas para dar lugar a pastos. Além disso, a emissão de gás metano, expelido pelos animais, é uma das principais causas da destruição da camada de ozônio.

Direitos dos animais

- A diminuição do consumo de carne pode contribuir para tornar o abate destes animais menos cruel e mais humanizado, como o que ocorre com a produção de carne orgânica. A maioria dos abatedouros clandestinos matam o gado a pauladas.

Falta de alimento

- Se os grãos destinados à produção de ração para animais de corte fossem usados diretamente na alimentação humana, haveria comida suficiente para toda a população mundial.

Saúde

- Comer menos carne diminui os riscos de desenvolver doenças cardiovasculares, sofrer de câncer e enfrentar problemas como obesidade, hipertensão e diabete

Abraços a todos

Nenhum comentário:

Postar um comentário