segunda-feira, 27 de setembro de 2010

LEGUMINOSAS

São vários os motivos que têm impulsionado o estudo dos efeitos da dieta sobre a saúde de ser humano. Sabe-se que enfermidades tais como certos tipos de câncer, aterosclerose e osteoporose, entre outras, afetam vários setores da população e estão relacionadas com o excesso e/ou com a falta de consumo de certos alimentos.
Segundo The American Dietetic Association (ADA) as substâncias específicas dos alimentos, como os fitoquímicos, podem atuar como agentes preventivos. Estes e outros componentes dos alimentos têm sido associados a prevenção e/ou tratamento de pelo menos quatro patologias: cancêr, diabetes, doença cardiovascular e hipertensão, e estão presentes, frequentemente, em alimentos como frutas, vegetais, grãos, sementes, soja, chá verde e leguminosas.
As leguminosas ( feijões, lentilha, soja, ervilha.....) são ricas nestes compostos chamados fitoquímicos, além disso possuem carboidratos complexos, vitaminas do complexo B, fibras, zinco, ferro, fósforo...
Quanto a soja pode-se sugerir aumento do consumo para pessoas com história de doença arterial coronariana, osteoporose, e homens com história de cancêr de próstata.
Observam-se novos horizontes em relação as leguminosas, sendo que além da soja, este grupo em geral é muito rico em nutrientes, devendo ser incentivado o consumo pela população em geral
Consulte um nutricionista que é o profissional habilitado para adequar sua dieta alimentar, visando sempre uma melhor qualidade de vida.

Texto extraído da Revista Nutrição Saúde e Performance –
Anuário de Nutrição Funcional – 2005. Ed.26

Nenhum comentário:

Postar um comentário